Boletim 18

Boletim ANPHLAC ano XIV número 18 - 2007

 

EDITORIAL

 

O Boletim da ANPHLAC, nesta sua décima oitava edição, vem uma vez mais cumprir com seu propósito maior de congregar e informar os pesquisadores brasileiros da área de História das Américas. É destaque desta edição a Convocatória para o VIII Encontro Internacional da ANPHLAC que se realizará na Universidade Federal do Espírito Santo, de 29 de julho e 1 de agosto de 1998, com diversas informações sobre o evento, tais como critérios de participação, prazos etc. Neste momento que antecede a preparação do nosso VIII Encontro, aproveitamos a oportunidade para conclamar a todos os associados e amigos para que participem e contribuam para o pleno sucesso desse evento.

Nesta edição do Boletim da ANPHLAC, que estréia um novo formato, divulgamos a nova home page de nossa associação que agora tem endereço eletrônico fixo – http://www.anphlac.org e o novo sistema de filiação que, a partir de agora será online. Para que haja a atualização de nosso banco de dados também iniciamos um recadastramento que todos deverão efetuar. Repassamos ainda - para quem não esteve presente - algumas das principais resoluções da Assembléia Geral da entidade, que se realizou durante as atividades do XXIV Simpósio da ANPUH, em São Leopoldo, em julho de 2006, principalmente a aprovação de nosso novo estatuto.

Completam esta edição, como é de praxe, a seção sobre eventos científicos no Brasil e no exterior, as notícias sobre publicações recentes e defesas de teses e dissertações na área de História das Américas, além de várias notícias de interesse dos associados, como a publicação do último número de nossa Revista Eletrônica e os Anais Eletrônicos do VII Encontro Internacional em Campinas. Aos nossos colaboradores nossos sinceros agradecimentos pelas matérias e informações que nos foram enviadas. Por fim, pedimos a ajuda de todos vocês, associados ou não, na divulgação e no fortalecimento contínuo e crescente da nossa ANPHLAC.

 

 

INFORMES

 

LITERAMÉRICA - Feira Sul-americana do Livro de Mato Grosso

PERÍODO: 03 a 11 de novembro de 2007

LOCAL: Centro de Eventos do Pantanal – Cuiabá

CONTATO: Eleonor Cristina Ferreira

FONE: (65) 3613 9211 / 9216 - (65) 9983 6894

E-MAIL: literamerica@gmail.com

SITE: www.literamerica.com.br
 

 

VIII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana

Período: Entre el 30 de octubre y 2 de noviembre de 2007.

Local: Buenos Aires, Argentina.

Organização: Sociedad Argentina de Historia de la Educación

Informações: cihela2007@yahoo.com.ar
 
Site: www.sahe.org.ar
 

 

4º Foro Latinoamericano: "Memoria e Identidad" Saberes e imaginarios en diálogo, hacia un nuevo orden social

Período: 25 a 28 de octubre de 2007.

Local: Montevideo.

Organização: Signo, Centro Interdisciplinario / Signo Latinoamérica.

Site: www.signo.com.uy
 
SOLICITE LA FICHA DE PROPUESTA: signocomunitaria@gmail.com
 
Mayores informes:
 
Natalia Rebetez

 

 

I Congresso Internacional UFES / Université de Marne-la-Vallée - Império, religiosidade e etnias

Período: 19 a 22 de novembro de 2007.

Local: UFES, Campus de Goiabeiras, Vitória - ES

Organização: Programa de Pós-Graduação em História da UFES

Informações: www.ufes.br/ ppghis/simposio

 

 

LISTA DE INFORMAÇÃO E DISCUSSÃO

Yahoo Grupos - anphlac@yahoogrupos.com.br

Esta lista tem como principal objetivo reunir os associados da ANPHLAC, e interessados para que seja possível a troca de informações sobre eventos científicos, publicações, endereços da web, intercâmbio de dados e notícias sobre investigações em curso na área de História das Américas.
Ressaltamos que o conteúdo das mensagens deve ser, de cunho acadêmico e necessariamente, relacionado às ciências humanas, principalmente à história das Américas. As mensagens devem ser destinadas a todos os membros da lista.

 

Para inscrever-se, basta, entrar na Home Page da lista da ANPHLAC no Yahoo Grupos - http://br.groups.yahoo.com/group/anphlac e fazer os procedimentos para entrar na lista criando a sua ID Yahoo ou, por e-mail, mandar uma mensagem, sem nada escrito, para o e-mail: anphlac-subscribe@yahoogrupos.com.br e aguardar a aprovação do moderador da lista. A partir da aprovação do moderador, você poderá remeter e receber mensagens e consultar as mensagens já arquivadas.

Endereços

Remeter mensagem:     anphlac@yahoogrupos.com.br

Entrar no Grupo           anphlac-subscribe@yahoogrupos.com.br

URL para a página da lista       http://br.groups.yahoo.com/group/anphlac
 

 

CHAMADA PARA ARTIGOS - REVISTA ELETRÔNICA DA ANPHLAC – Número 7 - 2008.

Dossiê: Estados Unidos.

A Revista Eletrônica da ANPHLAC informa o lançamento do próximo dossiê de título: Estados Unidos. Recebemos artigos que tratem da História daquele país e das relações entre Estados Unidos e América Latina. Os textos devem ser enviados até 10 de novembro, aos cuidados de Mary A. Junqueira (USP), organizadora do número, no e-mail: maryjunq@usp.br Instruções aos colaboradores se encontram em nossa home page.

 

 

REVISTA ELETRÔNICA DA ANPHLAC - N.6 -2007

O número seis da Revista Eletrônica da ANPHLAC com o Dossiê: "História e Arte nas Américas" está agora na fase de análise de artigos pelos pareceristas. O prazo para envio de artigos e resenhas terminou em 30/6/2007. As manifestações artísticas constituem um dos possíveis caminhos para o entendimento do contexto político e social de uma época. O que não significa considerá-las como mero reflexo do real. Toda arte é interessada, dialogando direta ou indiretamente com as condições particulares de sua criação, produção e circulação. Ter a arte como fonte ou objeto de estudo requer do historiador uma aproximação da estrutura formal (as especificidades da linguagem) da obra em si, que, por sua vez, encontra-se também integrada a um espaço/tempo determinado. Vale destacar que esse dossiê visa contemplar os mais diversos períodos históricos, evidenciando, no campo das artes, a música, o teatro, a fotografia e o cinema. Este número está sob a coordenação geral de Tânia da Costa Garcia (UNESP) - garcosta@uol.com.br

 

 

CONVÊNIOS-Fronteiras da Memória: história e memória das ditaduras militares na Argentina e no Brasil.

Acordo: CAPES / SECYT
Coordenação: Maria Paula Nascimento Araújo e Ludmila Catela
Instituições: UFRJ e UFF (Brasil) e Universidad Nacional General Sarmiento e o Instituto de Desarrolo Económico y Social (Argentina)
Objetivos: O objetivo principal desse projeto é analisar, a partir de perspectivas transversais na Argentina e no Brasil, os processos e estratégias de produção de memórias políticas e sociais na segunda metade do século XX. Nos interessa especialmente analisar de que maneira, diante de situações de ditaduras e transições democráticas, são produzidas  narrativas históricas e memórias que enfocam o passado para falar do presente. O convênio pretende também fomentar, entre os grupos que participam do projeto de um lado e de outro da fronteira, o intercâmbio de pontos de vistas teóricos e metodológicos sobre as ferramentas que as ciências sociais e a pesquisa histórica têm construído para esta análise. Militância política e social, ditaduras e golpes de Estado, seqüestros e torturas, proibições e censuras, desaparecidos e assassinados, exílios internos e externos, inflação e mudanças econômicas, tanto na Argentina como no Brasil são palavras que parecem remeter a uma mesmo período, a experiências similares e comparáveis da segunda metade do século XX.

 

 

REVISTA ELETRÔNICA DA ANPHLAC - N.5 -2006

Foi lançado, em nossa home page, o número cinco da Revista Eletrônica da ANPHLAC com o Dossiê: "Representações e imaginário político nas Américas". Este quinto número da Revista Eletrônica da Associação Nacional de Pesquisadores de História das Américas (ANPHLAC), correspondente ao ano de 2006, é mais um passo no cumprimento de nossas metas: divulgar as pesquisas em História das Américas que se realizam no Brasil, e estimular o intercâmbio entre pesquisadores, professores e outros estudiosos da área.

 

 

ANAIS ELETRÔNICOS DO VII ENCONTRO - 2006

Informamos a publicação dos Anais Eletrônicos do VII Encontro Internacional da ANPHLAC realizado em Campinas em 2006. Os Anais Eletrônicos podem ser consultados através de nossa home page. Foram disponibilizados os artigos de todos os participantes que entregaram seus textos à comissão organizadora do Encontro em Campinas.

 

 

HOME PAGE DA ANPHLAC

http://www.anphlac.org

A home page  da nossa associação disponibiliza, aos interessados, dados referentes à ANPHLAC como instruções para filiação, membros da atual diretoria, informações sobre o Grupo de Trabalho (GT Ensino de História de América e Fontes), informações sobre a nossa Revista Eletrônica, a primeira circular do VIII Encontro Internacional da ANPHLAC, o Diretório de Pesquisadores em América, os Anais Eletrônicos dos últimos encontros, a íntegra dos últimos boletins informativos distribuídos pelo correio, os detalhes sobre a nossa lista de discussão no Yahoo Grupos, eventos, notícias e links interessantes na área de História das Américas. Estamos abertos à contribuições e sugestões!
 

 

FILIAÇÃO E ANUIDADE ANPHLAC 2007

 

A ANPHLAC depende única e exclusivamente das contribuições dos seus associados para cobrir os custos com a publicação do Boletim Informativo, manutenção da home page, pagamento de hospedagem e domínio na internet, despesas com correio, material de expediente e, principalmente, os custos com os nossos Encontros bianuais. Caso você ainda não tenha quitado sua anuidade 2007, faça o depósito bancário, no valor de R$ 70,00 (setenta reais), para Antonio Carlos Amador Gil e Cleide de Lima Chaves, Conta Poupança n.º: 17.087-9, Banco do Brasil, Ag. 3193-3 – UFES/ES, variação 01. Para podermos remeter o recibo correspondente, solicitamos o envio por e-mail ou pelo correio do comprovante de pagamento para a Primeira Tesoureira Cleide de Lima Chaves - E-mail: anphlactesouraria@anphlac.org Endereço: Rua Alziro Prates, n.490, Bairro Candeias - Vitória da Conquista – Bahia - CEP:45050-170. Se você ainda não é associado, ou foi associado há muito tempo atrás, e quer se filiar ou retornar à ANPHLAC, deverá preencher a ficha de filiação em nossa home page e pagar a taxa de anuidade em vigor. Podem ser associados da ANPHLAC os graduados e os pós-graduandos em História ou em cursos de áreas afins que desenvolvam pesquisas na área de História das Américas. Aceitamos também o parcelamento do pagamento da anuidade. Neste caso, podem ser enviados dois cheques de R$35,00. O(s) cheque(s) pode(m) ser pré-datado(s) não podendo exceder a data de dezembro de 2007.

 

 

RECADASTRAMENTO DE ASSOCIADOS e ATUALIZAÇÃO DA MALA DIRETA

Solicitamos a todos os associados e os interessados em continuar a receber o nosso boletim pelo correio que acessem a home Page da ANPHLAC para fazer o recadastramento. Mantenham atualizados o seu endereço postal e eletrônico!
O próximo Boletim da ANPHLAC somente será enviado para os que fizerem o recadastramento em nossa home page!

 

 

 

PUBLICAÇÕES

 

REVISTA TEXTOS DE HISTÓRIA
Autor: Jaime de Almeida e Cleria Botêlho da Costa
Brasília: Revista do Programa de Pós-Graduação em História da UNB,  vol. 13 n. 1-2, 2005-2006. Dossiê Caribe(s)

Viajante estrangeiro, cultura e relações internacionais: Auguste de Saint-Hilaire, 1816-1822
Autor: SILVA, Dinair Andrade da
Brasília: Casa das Musas, 2006

Teoría y metodología en la Historia de América Latina
Autor: MARTINS, Estevão Carlos Rezende, e BRIGNOLI, Héctor Pérez (orgs.)
Madri: Editorial Trotta / Ediciones Unesco, 2006

A fotografia a serviço de Clio: uma interpretação da história visual da Revolução Mexicana (1900-1940)
Autor: BARBOSA, Carlos Alberto Sampaio
São Paulo: Unesp, 2006

Revoluções de independência e nacionalismos nas Américas - Região do Prata e Chile
Autor: PAMPLONA, Marco Antonio, e MÄDER, Maria Elisa (orgs)
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007; Autores: João Paulo G. Pimenta, Bernardo Ricupero, Jorge Myers, Rafael Sagredo Baeza e Fernando Purcell

Cidades históricas: mutações e desafios
Autor: MARCONDES, Neide, e BELLOTTO, Manoel (orgs.)
São Paulo: Ed. Arte & Ciência, 2007

Planeta sem boca: escritos efêmeros sobre arte, cultura e literatura
Autor: ACHUGAR, Hugo
Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006

Revista Textos de História
Autor: ALMEIDA, Jaime de e COSTA, Cleria Botêlho da (org.)
vol. 13 n. 1-2, 2005-2006 - Dossiê Caribe(s)

O Mercosul nos discursos do governo brasileiro
Autor: FLORES, Maria Candida Galvão
Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2005

Sobre festas e celebrações: as reduções do Paraguai (séculos XVII e XVIII)
Autor: MARTINS, Maria Cristina Bohn
Passo Fundo: Ed. UPF / ANPUH-RS, 2006

Terra e capitalismo: a questão agrária na Colômbia, 1848-1853
Autor: CHECCHIA, Cristiane
São Paulo: Alameda, 2007

Religião, violência e exclusão
Autor: LEMOS, Maria Teresa Toribio Brittes (org.)
Rio de Janeiro, Editora 7 Letras, 2007

América Latina em construção. Sociedade e cultura - séc. XXI
Autor: LEMOS, Maria Teresa Toribio Brittes, DANTAS, Alexis T., e NUNES, Luiz Henrique (orgs.)
Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006

História cultural: várias interpretações
Autor: GEBRAN, Philomena (org.)
Goiânia: Vieira, 2006

Imagens da Revolução Mexicana. O Museu Nacional de História do México (1940-1982)
Autor: VASCONCELLOS, Camilo de Mello
São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2007

Salvar la Nación. Intelectuales, cultura y politica en los años 20 latinoamericanos
Autor: FUNES, Patrícia
Buenos Aires: Prometeo Libros, 2007

Política, nação e edição: o lugar dos impressos na construção da vida política. Brasil, Europa e Américas nos séculos XVIII-XX
Autor: DUTRA, Eliana de Freitas, e MOLLIER, Jean-Yves (orgs.)
São Paulo: Annablume, 2006

 

 

 

MATÉRIAS

 

 

VIII ENCONTRO INTERNACIONAL DA ANPHLAC ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES E PROFESSORES DE HISTÓRIA DAS AMÉRICAS

PRIMEIRA CIRCULAR
A ANPHLAC – Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas - promoverá o seu próximo Encontro nos dias 29, 30 e 31 de julho e 1 de agosto de 2008, em Vitória, na Universidade Federal do Espírito Santo. Dando continuidade ao trabalho desenvolvido desde 1994, o VIII Encontro Internacional da ANPHLAC tem como principais objetivos congregar os pesquisadores da área, difundir seus trabalhos e aprofundar o debate historiográfico em torno de temas e questões relacionados à História das Américas.
O Encontro será estruturado fundamentalmente a partir de mesas-redondas e mini-cursos que deverão versar sobre temas vinculados à pesquisa e ao ensino de História das Américas, excluindo-se aqueles que se voltam exclusivamente para a História do Brasil. Os trabalhos e mini-cursos poderão ser propostos em grupo ou individualmente. As mesas-redondas previamente organizadas deverão possuir no mínimo três e, no máximo, quatro integrantes. As inscrições deverão estar acompanhadas pela ficha de inscrição individual do VIII Encontro devidamente preenchida que se encontra em nossa página na internet. As propostas de mesas-redondas deverão ser acompanhadas de título geral da Mesa e das fichas de inscrição individuais de todos os participantes. Os trabalhos inscritos individualmente serão analisados pela Comissão Organizadora e reunidos sob a forma de mesas-redondas. Os mini-cursos poderão ser de 4 horas (2 dias) ou de 6 horas (3 dias), podendo ser ministrados, respectivamente, por até 2 ou 3 professores. As propostas de mini-curso serão analisadas pela Comissão Organizadora e somente serão efetivadas se houver um número mínimo de inscritos. Em todas as situações, o preenchimento da ficha e o pagamento da inscrição deverão ser feitos por cada participante.
Os resumos dos trabalhos e mini-cursos devem ter, no máximo, 15 linhas em editor padrão (fonte Times New Roman, tamanho 12) e devem ser enviados até o dia 15 de fevereiro de 2008. Os inscritos devem informar se possuem o currículo Lattes. Caso o inscrito não possua o currículo Lattes, a inscrição dever ser acompanhada do currículo resumido do autor. Juntamente com os resumos deverá ser encaminhada a cópia do comprovante do pagamento da inscrição no VIII Encontro, realizado por depósito bancário.
Os valores das inscrições serão:
Com apresentação de trabalhos (inscrição até 15/2/2008):
Associados (com a anuidade de 2007 paga): R$30,00
Não-associados: R$140,00

Sem apresentação de trabalhos com direito a certificado e inscrição em um mini-curso (inscrição a partir de 16/2/2008)
Associados (com anuidade de 2008 paga): isentos
Não-associados: R$50,00
Estudantes de Graduação: R$20,00
Estudantes de Pós-Graduação e professores do Ensino Básico e Médio: R$40,00

Só serão aceitas inscrições de pesquisadores com Graduação completa. O pagamento será efetuado através de depósito em nome de Antonio Carlos Amador Gil e Cleide de Lima Chaves, Conta Poupança n.º: 17.087-9, Banco do Brasil, Ag. 3193-3 – UFES/ES, variação 01.
As fichas de inscrição, currículos resumidos (dos que não tem o Currículo Lattes) e comprovantes de inscrição deverão ser remetidos para a secretaria do evento em nome do Prof. Antonio Carlos Amador Gil, através do e-mail anphlac@anphlac.org ou, se quiser enviar por correio comum, no endereço (neste caso é preciso o envio de um disquete):
Antonio Carlos Amador Gil
Rua José de Almeida Rebouças 90
Mata da Praia – Vitória - ES
CEP: 29.066-150
Tel/Fax: (55) (27) 4009-2507 (Departamento de História – UFES)

Somente serão analisados os resumos que vierem acompanhados com a ficha de inscrição e a cópia do recibo de pagamento. Se o trabalho não for aceito, a ANPHLAC devolverá a taxa de inscrição. Informações atualizadas sobre o VIII Encontro Internacional da ANPHLAC podem ser obtidas na home page da ANPHLAC – http://www.anphlac.org

Vitória, 28 de agosto de 2007
Comissão Organizadora

 

Projeto: História da América no Ensino Fundamental e Médio

GT Ensino de História da América e Fontes
Textos e material de apoio ao professor
Textos e material de apoio ao professor

A Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas (ANPHLAC), por meio de seu grupo de trabalho Ensino de História da América e Fontes, está organizando uma seção em sua página na Internet sobre a História da América para os níveis fundamental e médio.
Gostaríamos de convidá-lo a colaborar com essa iniciativa, produzindo e reunindo material para algum dos temas abaixo ou para outro tema que o Sr(a) julgue pertinente.
Ressaltamos que a idéia central é propiciar ao professor do ensino fundamental e médio um material que complete e/ou problematize o que usualmente aparece no livro didático. Não se trata, portanto, de reunir ou produzir uma quantidade exaustiva de material, mas de confeccionar um pequeno texto e de relacionar a ele uma fonte, duas ou três obras historiográficas (comentadas em um ou dois parágrafos), alguns filmes (também comentados brevemente), “links” para materiais de qualidade disponíveis na Internet e, eventualmente, um mapa e uma cronologia. O crédito pelo trabalho será nominalmente atribuído em nossa página eletrônica.

Sugestões de partes ou itens que deverão ser preparados pelos colaboradores
1) um texto de apresentação (entre uma e duas páginas) contendo a delimitação do tema e poucas informações essenciais, apenas para sustentar a proposição de problemas relevantes e que possam ser trabalhados em sala de aula;
2) um documento (texto ou imagem de época) e exemplo de análise ou instruções para tal;
3) um mapa e cronologia (cujos links podem estar em meio dos textos de apresentação, sempre que se citar uma data ou local relevante);
4) uma pequena bibliografia comentada (2 ou 3 obras);
5) uma pequena filmografia comentada (1 ou 2 obras);
6) links para artigos relacionados ao tema, tanto da Revista da Anphlac quando de outros sites.

Blocos, temas e colaboradores até o momento

Bloco I – América Pré-colonial/Indígena (Coordenador: Eduardo Natalino dos Santos – natalino@usp.br)

Temas:
a) Unidade e diversidade sociocultural e política (Eduardo Natalino dos Santos)
b) Mesoamérica: muito além dos maias e astecas (Eduardo Natalino dos Santos)
c) Os astecas e a Tríplice Aliança (Marcia Maria Arcuri)
d) Andes Centrais: muito além dos incas (Cristiana Bertazoni Martins)
e) Os incas e o Tahuantinsuyu (Cristiana Bertazoni Martins)
f) Amazônia e Circuncaribe: tribos X cacicados? (Fernando Torres Londoño)
g) O sul da América do Sul: guaranis, mapuches e outros povos (Maria Cristina Bohn Martins)
h) Os indígenas da América do Norte (Marcia Maria Arcuri)
i) História dos povos indígenas: tradição ou transformação?

Bloco II – América Colonial (Coordenadora: Maria Cristina Bohn Martins – crisbohn@terra.com.br)

Temas:
a) Descobrimento da América: quem entra na história de quem?
b) Conquista do Caribe: epidemias, pactos e guerras entre europeus e nativos
c) A rápida conquista dos domínios astecas e a longa conquista da área maia (Eduardo Natalino dos Santos)
d) A derrota dos incas e a resistência aos novos senhores políticos (Eduardo Natalino dos Santos)
e) A “conquista espiritual” da América: sucesso ou fracasso? (Maria Cristina Bohn Martins)
f) A consolidação dos domínios castelhanos e a chegada dos franceses, ingleses e holandeses
g) A conquista e colonização da América do Norte
h) A estrutura sociopolítica da América espanhola
i) Economia da América espanhola: principais centros, mercado externo e interno
j) Trabalho na América espanhola: salário, servidão e escravidão
k) As reformas borbônicas: principais transformações
l) Sociedade, economia e política nas Treze Colônias e territórios franceses
 
Bloco III – América Independente (Coordenadora: Samantha Quadrat – squadrat@globo.com)

Temas:
a) Os movimentos de independência na América Espanhola (Maria Ligia Prado)
b) A independência dos Estados Unidos da América (Mary Junqueira)
c) A formação dos Estados Nacionais na América Latina (Fabio Muruci dos Santos)
d) A formação do Estado Nacional nos Estados Unidos (Mary Junqueira)
e) As populações indígenas em face dos Estados Nacionais no século XIX (Gabriela Pellegrino Soares e Gabriel Passetti)
f) Colônias e províncias na América Independente (Jaime de Almeida)
g) O abolicionismo e a abolição da escravidão
h) Movimentos indígenas e a identidade nacional (Tom Gil)
i) As revoluções sociais do século XX (Everaldo O. Andrade)
j) A revolução mexicana
k) O indigenismo no século XX: movimentos políticos e culturais (Everaldo O. Andrade)
l) Os EUA no pós Segunda Guerra: relações interamericanas (Cecília Azevedo)
m) A revolução Cubana
n) Direitos civis e contracultura nos EUA
o) Urbanização e regimes políticos de massas
p) Ditaduras militares (Samantha Quadrat)
q) A redemocratização na América Latina (Samantha Quadrat)
r) A integração regional no continente

Cronograma de produção das páginas

•          setembro a dezembro de 2007: elaboração das contribuições pelos colaboradores com base nas instruções mencionadas acima;
•          31 de dezembro de 2007: data limite para os colaboradores enviarem as primeiras versões de suas contribuições aos coordenadores de cada bloco (Maria Cristina Bohn Martins – crisbohn@terra.com.br; Samantha Quadrat – squadrat@globo.com; Eduardo Natalino dos Santos – natalino@usp.br);
•          janeiro de 2008: análise inicial do material recebido pelos coordenadores de cada um dos três blocos;
•          fevereiro de 2008: conversa entre coordenadores e colaboradores sobre eventuais problemas, aperfeiçoamentos e lacunas;
•          março de 2008: entrega de versões finais dos colaboradores aos coordenadores os blocos;
•          abril de 2008: envio do material revisado pelos coordenadores à Diretoria da Anphlac e aos responsáveis pela montagem da página na Internet;
•          maio de 2008: início de operação da página e discussão sobre seu funcionamento (eventuais problemas, aperfeiçoamento, mudanças, etc);

Saudações dos Coordenadores do GT Ensino de História da América e Fontes: Eduardo Natalino dos Santos e Samantha Quadrat.

 

PRINCIPAIS RESOLUÇÕES DA ASSEMBLÉIA GERAL DA ANPHLAC DE 19 de julho

 

Em 19 de julho de 2007 realizou-se em São Leopoldo, nas dependências da UNISINOS, durante as atividades do XXIV Simpósio Nacional da ANPUH, a Assembléia Geral da ANPHLAC. Nesta Assembléia foi aprovada pela unanimidade dos presentes a constituição e fundação da Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas – ANPHLAC, em substituição à Associação Nacional de Pesquisadores de História Latino-Americana e Caribenha. Também foi discutido o novo estatuto que foi lido integralmente, sendo dado conhecimento do teor do documento aos presentes, passando-se, então, às observações, esclarecimentos e sugestões. Estando todos cientes dos termos do Estatuto, este foi votado e aprovado pela unanimidade dos integrantes da Assembléia com pequenas alterações. O novo estatuto já está disponível em nosso site. Também foi aprovado que a coordenação do Grupo de Trabalho (GT) Ensino de História das Américas e Fontes está, agora, a cargo de Samantha Viz Quadrat e Eduardo Natalino com o apoio da Vice-Presidente Gabriela Pellegrino Soares. Foram relatados os trabalhos já realizados pelo GT, que foram elogiados por todos os presentes. Houve a discussão e aprovação da estrutura da seção em nossa página na Internet sobre a História da América nos níveis fundamental e médio. Foi estabelecido o prazo de maio/junho de 2008 para que a estrutura desta seção da home page fosse ultimada, de modo a que possa ser apresentada no VIII Encontro Internacional da ANPHLAC. Estabeleceu-se que o VIII Encontro se realizará entre 29 de julho e 01 de agosto de 2008, em Vitória, ES, e decidiu-se também que será cobrada uma taxa maior para os não-associados.  A Diretoria informou que foram constatadas falhas no sistema de controle de associados, especialmente no tocante ao registro dos sócios quites com as anuidades. Por conta disso, foi aprovada a realização de um recadastramento de todos os associados através da página. O acesso será muito fácil. Cada associado terá acesso permanente aos seus dados mediante senha, permitindo a atualização constante de dados.

 

 

 

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

 

O neozapatismo e as novas formas de fazer política na América Latina Contemporânea
Autor: Sarah Domingues da Rocha Nigri
Instituição: Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
Orientador: Antonio Carlos Amador Gil
Defesa: 2006

Construindo um mundo em que caibam muitos mundos: identidade nacional e identidades étnicas no discurso neozapatista.
Autor: Mário Jorge Antunes Filho
Instituição: Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
Orientador: Antonio Carlos Amador Gil
Defesa: 2006

O levante neozapatista e suas implicações no pensamento latino-americano contemporâneo - Nação, etnia e novas tecnologias de comunicação.
Autor: Camila Morello
Instituição: Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
Orientador: Antonio Carlos Amador Gil
Defesa: 2007

 

 

MONOGRAFIAS

 

A Caminhando entre o céu e o inferno: o caráter político do discurso chavista
Autor: Eliezer Brasil Soares Neto
Instituição: Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
Orientador: Antonio Carlos Amador Gil
defesa: 2007

A Revolução Mexicana na imprensa brasileira (1910-1914)
Autor: Natally Vieira Dias
Instituição: Departamento de História da UFMG
Orientador: Profa. Dra. Kátia Gerab Baggio
defesa: 2007

As Ásias de Pablo Neruda e Octavio Paz
Autor: Daniel Lopes Bretas
Instituição: Departamento de História da UFMG
Orientador: Profa. Dra. Kátia Gerab Baggio (UFMG)
defesa: 2005

 

 

DISSERTAÇÕES

 

Para todos, tudo! Para nós, nada! O poder nos discursos do Exército Zapatista de Libertação Nacional
Autor: Graziela Menezes de Jesus
Instituição: : Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
Orientador: Antonio Carlos Amador Gi
Defesa: 2007

O mundo de ponta-cabeça: negros em festa na Capitania de Goiás e em Cuba
Autor: Edmilson Siqueira de Sá
Instituição: Universidade de Brasília
Orientador: Prof. Dr. Jaime de Almeida
Defesa: 2006

O levante dos "invisíveis" da história: o movimento indígena no Equador na década de 1990
Autor: Adilson Amorim de Souza
Instituição: UFES – Universidade Federal do Espírito Santo
Orientador: Prof. Dr. Antônio Carlos Amador Gil
Defesa: 2006

O uno e o diverso. Questão nacional e incorporação indígena no pensamento de José Martí
Autor: Aline de Souza
Instituição: UFES – Universidade Federal do Espírito Santo
Orientador: Prof. Dr. Fabio Muruci dos Santos
Defesa: 2007

Imagens da Revolução Cubana: os cartazes de propaganda política do Estado socialista (1960-1986)
Autor: Claudia Gomes de Castro
Instituição: Programa de Pós-Graduação em História da UFMG
Orientador: Profa. Dra. Kátia Gerab Baggio
Defesa: 2006

Silvio Julio de Albuquerque Lima: um precursor dos estudos acadêmicos sobre a América Hispânica no Brasil
Autor: Priscila Ribeiro Dorella
Instituição: Programa de Pós-Graduação em História da UFMG
Orientador: Profa. Dra. Kátia Gerab Baggio
Defesa: 2006

 

EXPEDIENTE