Direitos civis e contracultura nos EUA - Bibliografia

Direitos civis e contracultura nos EUA

Autor(a): Sean Purdy

E-mail: sean_purdy1966@yahoo.ca

 

Bibliografia

 

Kris Shepard e Claybone Carson (Orgs.). Um Apelo à Consciência: Os Melhores Discursos de Martin Luther King. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

Esse livro é uma coletânea de onze famosos discursos de Luther King. Inclui o famoso discurso de King “Eu tenho um sonho” feito na Marcha por Emprego e Liberdade em 1963 e seu último discurso feito no dia antes do seu assassinato. Cada discurso é introduzido e situado por diversos autores, artistas e ativistas tais como o Dalai Lama, Aretha Franklin e Rosa Parks.

 

MALCOLM X. Autobiografia de Malcolm X. Rio de Janeiro, Nova York: Record, Luso-Brazilian Books, 1992.

A penetrante autobiografia do líder dos muçulmanos negros nos Estados Unidos com quem Luther King aproximou nos últimos anos da sua vida. É uma fascinante história da vida cotidiana de um negro norte-americano nos meados do século 20 e a trajetória política desse militante que era tão popular entre negros quanto Luther King.

 

KARNAL, Leandro, PURDY, Sean et al. Uma História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2007.

Um novo livro didático escrito por historiadores do Brasil que providencia o necessário contexto histórico, as origens e mais detalhes sobre a década de 1960 e o movimento negro.