Os incas e os Tahuantinsuyu - Bibliografia

Os incas e os Tahuantinsuyu

Autor(a): Cristiana Bertazoni Martins 

E-mail: cbertazo@usp.br

 

Bibliografia

 

CARDOSO, Ciro Flamarion. América Pré-Colombiana. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981.

Pequena introdução à história dos povos pré-colombianos. O livro oferece um panorama que cobre Mesoamérica e área andina. Apesar de não tratar apenas dos Incas, essa pequena, porém informativa obra serve como uma porta de entrada aqueles interessados em conhecer mais sobre o mundo andino em geral e também sobre o Tahuantinsuyu especificamente. Oferece boas cronologias e uma bibliografia comentada no final.

 

MURRA, John. As Sociedades Andinas Anteriores a 1532. In: BETHEL, Leslie. (org.) História da América Latina. Volume I:  História da América Latina Colonial. São Paulo: Edusp, 1998. pp. 63-99.

Este artigo oferece ao leitor de português uma oportunidade de conhecer a obra do famoso historiador John Murra que foi um dos pioneiros da história econômica inca. Oferece um panorama da situação incaica imediatamente após a invasão européia que se iniciou em 1532.

 

ROSTWOROWSKI, María. Historia del Tahuantinsuyu. Lima: Instituto de Estudios Peruanos, 1988.

Uma ótima alternativa para os leitores de espanhol. Rostworowski oferece ao leitor uma narrativa fluída e bem construída da história incaica desde os primórdios da ocupação da capital inca, Cuzco, até as rebeliões que tomaram lugar em Vilcabamba já no início na invasão européia.