Documento

 

A Reconstrução radical norte-americana e os debates do período pós-abolição 

 

Autora: Larissa Viana (UFF).

Email: ufflarissa@gmail.com.

 

Documento

 

Documento 1

Emenda XV à Constituição dos Estados Unidos, adotada em 1870

 

1.       O direito de voto dos cidadãos dos Estados Unidos não poderá ser negado ou cerceado pelos Estados Unidos, nem por qualquer estado, por motivo de raça, cor ou de prévio estado de servidão.

2.       O Congresso terá competência para executar este artigo com legislação apropriada.

 

Documento 2

A imagem abaixo, intitulada “Primeiros Senador e Representantes Negros do Congresso dos Estados Unidos” foi publicada em 1872. Nesta imagem encontram-se o Senador H. R. Revels, do Estado do Mississippi, e mais 6 congressistas negros, todos de estados sulistas, eleitos a partir de 1870  para cargos legislativos no âmbito federal. Era a primeira vez, na história dos Estados Unidos, que lideranças políticas negras conquistavam mandatos no Congresso.     

 

 

 

Fonte da imagem: https://en.wikipedia.org/wiki/African_Americans_in_the_United_States_Congress#/media/File:First_Colored_Senator_and_Representatives.jpg, acessado em 5 de fevereiro de 2016

 

 

 

Sugestão ao professor

A análise comparada destes dois documentos permite articular uma série de questionamentos em classe. A seguir, algumas perguntas e proposições são sugeridas para um debate sobre a temática da Reconstrução e seus desdobramentos:

 

·         Ao observar as datas dos dois documentos, é possível relacionar o direito previsto na Constituição e a representatividade alcançada pelas comunidades negras no Congresso norte-americano?

 

·         É interessante notar que os congressistas eleitos a partir de 1870 vinham dos estados sulistas. Como avaliar este dado, considerando o contexto da Reconstrução radical nos Estados Unidos?

 

·         A sociedade brasileira oferece chances de comparação com os Estados Unidos. Nesse sentido, é válido pesquisar algumas questões que possuem conexão com o tema estudado: No Brasil, alguma constituição tratou especificamente dos direitos de cidadania dos negros? Após a abolição da escravidão, o acesso dos negros aos cargos públicos e representativos, em âmbito nacional, alcançou níveis comparáveis aos Estados Unidos?