A Sociedade Colonial na Hispano-América - Bibliografia

A Sociedade Colonial na Hispano-América

Autor(a): Maria Cristina Bohn Martins

E-mailcrisbohn@terra.com.br

 

Bibliografia

 

BETHEL, Leslie. (org.) História de América Latina. 4. América Latina colonial: población, sociedad y cultura. Barcelona: Crítica, 1992.

A famosa coleção da Cambridge, traduzida para o espanhol, já conta com volumes em língua portuguesa. Estes, contudo, não seguem a proposta destas edições anteriores. Alguns volumes estão condensados, e nem todos os capítulos aparecem na edição brasileira da EDUSP/Fundação Alexandre Gusmão. É o caso de vários textos que estão neste 4º volume da edição espanhola em que são apresentadas questões importantes sobre a sociedade colonial tais como: a situação das sociedades indígenas sob o domínio espanhol, demografia, o papel das mulheres e dos africanos, etc.

 

GARAVAGLIA, Juan Carlos & MARCHENA, Juan. América Latina de los orígenes a la independencia.II. La sociedad colonial ibérica en el siglo XVIII. Barcelona: Crítica, 2005.

Esta obra faz parte do esforço empreendido por dois americanistas de grande renome, autores de obras importantes, e que se propuseram a escrever uma “nova história global” da América Latina, abordando-a desde suas “origens”. Neste volume, uma série de especialistas percorrem temas diversos em espaços também variados, privilegiado os Vice-Reinos da Nova Espanha e Peru, as Antilhas e a região do Prata. Uma série de questões de grande visibilidade na historiografia atual, como a das “mestiçagens” e das “elites e formas de poder”, são aqui tratadas de maneira a atualizar o leitor.

 

TANDETER, Enrique (Dir). Nueva História Argentina. La sociedade colonial. Tomo II. Buenos Aires: Editorial Sudamericana, 2000.

Um conjunto de renomados historiadores, entre os quais, Zacaría Moutokias, Ana Maria Lorandi, Nidia Areces, Raul Fradkin, entre outros, discute e apresenta os recentes resultados da investigação histórica sobre a sociedade colonial “rioplatense”. Os temas abordados seguem percursos diversos, passando por questões como as sociedades urbanas, formas e estratégias familiares na sociedade colonial, o mundo rural, cultura e política em uma sociedade do Antigo Regime, ou ainda as relações desta com o mundo indígena.