Trabalho na América espanhola: salário, servidão e escravidão - Bibliografia

Trabalho na América espanhola: salário, servidão e escravidão

Autor(a): Eduardo Neumann

E-maileneumann@portoweb.com.br

 

Bibliografia

 

CARDOSO, Ciro Flamarion S. O Trabalho na América Latina Colonial. São Paulo: Ática, 1985.

Esse pequeno livro apresenta uma síntese explicativa da história do trabalho na América Latina. O autor procura através da bibliografia disponível em meados dos anos 80 (século XX) estabelecer os nexos entre as formas de apropriação das terras pelos colonizadores e os sistemas de trabalho compulsório implantados nas diferentes regiões coloniais.

 

SCHWARTZ, Stuart B & LOCKHART, James. A América Latina na época colonial. Rio de Janerio: Civilização Brasileira,2002.

A obra apresenta uma excelente interpretação conjunta da história colonial latino- americana. O texto visa superar as abordagens que tratavam a América hispânica e portuguesa como entidades separadas, enfatizando as semelhanças estruturais e dedicando atenção aos temas relativos ao mundo do trabalho.

 

BELLOTTO, Manoel Lelo & CORRÊA, Anna Maria Martinez. A América Latina de Colonização Espanhola: Antologia de Textos Históricos. São Paulo: Editora Hucitec, 1991.

Trata-se de uma importante antologia de textos históricos, traduzidos ao português, destinados a facilitar aos estudantes brasileiros o acesso a documentação referente a América de colonização espanhola. A primeira parte dessa coletânea de textos, orientada cronologicamente, apresenta documentos relacionados aos sistemas de trabalho e a exploração da mão-de-obra no período colonial.